terça-feira, 10 de junho de 2014

Vai ter Copa: vou torcer, mas não vou esquecer...

A tão espera e criticada Copa do Mundo no Brasil vai começar e a dúvida na cabeça de muita gente é se devemos torcer ou não pela Seleção Canarinho.
 Dúvida inédita, já que desde 1930 o brasileiro tem se mostrado um entusiasta dessa, quase, instituição cultural local.
Mas isso tem explicação óbvia: foram 7 anos de espera desde a confirmação do Brasil como sede, bilhões de reais investidos, dezenas de projetos planejados não executados, entre outras mazelas.
Particularmente, sempre fui contra a realização da Copa no Brasil. Isso porque, observo a Copa do Mundo muito mais como um evento Geopolítico do que Esportivo. Trata-se de um momento em que um país demonstra seu poderio ao Mundo na forma de indicadores de desenvolvimento.
A partir dessa afirmação, nem seria necessário explicar meu ponto de vista – mas vou...
O Brasil, infelizmente, vai mostrar ao Mundo aquilo que tem de pior. Desorganização, falta de planejamento ou execução, desvios de objetivos, incompetência, corrupção, violência...  Enfim, tudo aquilo que derruba a imagem de uma nação.
E vale frisar que não acredito que se tivéssemos outro grupo político no Governo a realidade seria diferente. Basta observar que as responsabilidades dos Estados sobre a Copa também deixaram a desejar – e que são comandados por diferentes legendas. Nem mesmo a iniciativa privada foi capaz de cumprir suas metas e obrigações.
Ou seja, creio que independentemente das cores partidárias que estivessem no Governo Federal o fiasco seria o mesmo, já que o problema brasileiro está em sua própria cultura.
Assim, a Copa irá mostrar ao Mundo que a incompetência brasileira já sofreu processo de metástase e alcançou as instituições que o próprio neoliberalismo se orgulha de ser infalível – a iniciativa privada.
Apesar disso, vou torcer, sim, pela Seleção Brasileira. Gosto de futebol, sempre gostei... Qual seria o motivo para não torcer?
Acredito que o problema esteja em acompanhar a Copa, torcer pela Seleção, e não levar em consideração o fato de o Brasil ter perdido uma grande oportunidade de se desenvolver e aproveitar a vitrine que esse evento proporciona.
É fundamental que cada brasileiro esteja consciente de que muitos países utilizaram a preparação para esse evento para saltar qualitativamente em indicadores, principalmente, de organização urbana.
É fato que as obras iniciadas terão serventia futuramente para os brasileiros. Ocorre que não serão aproveitadas em todo seu potencial!!


E é por isso que digo: vou torcer, mas não vou esquecer aquilo que fizeram com essa oportunidade...