quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diante do Shopping, o Comércio precisa mais que ampliação de horário...

Com a inauguração de um dos maiores empreendimentos econômicos de Botucatu, o Shopping, o “Comércio de rua” local terá de fazer mais que a simples luta pela ampliação do horário de atendimento ao consumidor.
Faço, aqui, uma clara alusão aos debates sobre a aprovação do Projeto de Lei 041/2014, de autoria do Prefeito Municipal, que ampliou o horário de atendimento do Comércio de Rua de Botucatu – tema esse que mobilizou a cidade ao longo do mês de maio, tomando conta da pauta política.
Ao final, vitória dos comerciantes sobre os comerciários – os primeiros que defendiam a ampliação do horário e os segundos que pretendiam manter o horário do comércio pouco mais reduzido. Até aí, luta legítima para os dois lados.
Na ocasião desse debate, no discurso dos Comerciantes, parecia que a simples ampliação do horário daria conta de colocar o “comércio de rua” da Cidade em ‘pé’ de igualdade na disputa pela captação de clientes em relação ao Shopping.
Ledo engano!!!!
Um Shopping é um Santuário das Compras!!! Ambiente climatizado, segurança,  estacionamento, praça de alimentação farta, fácil acesso a pessoas com deficiência, limpeza, variedade de produtos em razão de lojas de redes, horário ampliado, Cinema, atrações culturais, sanitários limpos e seguros etc.
Enfim, um Shopping, por mais simples que seja, possui uma série de atrativos que fazem com que o consumidor inadvertidamente faça a opção pelo conforto e praticidade...
E aí Comerciante?
O Comércio de Botucatu tem se mostrado, ao longo dos últimos anos, problemático e atrasado em função de diversas questões. Nem ao menos conseguiu organizar-se suficientemente para transformar o ANTIGO principal eixo comercial em calçadão!!!
Há uns 5 anos, essa seria uma ótima alternativa – um possível antídoto à situação que o Comércio local enfrentará a partir de hoje. Com a Rua Amando de Barros transformada em Calçadão, seria imaginável agregar valor ao ato de compra, com atrações artísticas, espaço para consumo alimentício, conforto etc. Mas o bonde da história passou...
Outra questão importante diz respeito aos preços praticados na Cidade. Numa primeira comparação, há uma diferença gritante entre os valores dos produtos observados em outras praças, como Bauru e Jaú. Com o Shopping e suas lojas de redes, o problema fica mais próximo e robusto.
Se não ocorrerem mudanças, haverá ainda uma variedade incomparável entre produtos oferecidos pelo Comercio de Rua de Botucatu e as lojas de redes que estão abrigadas no Shopping, com uma gama ainda maior de possibilidades de formas de pagamento.
E aí pergunto: Com o Shopping, como é que os consumidores poderão optar pela compra na Rua Amando de Barros?
O Comércio de Botucatu terá de mobilizar-se! E esse será o desafio que o Sindicato e a Associação patronais terão de se debruçar se não quiserem amargar períodos de crises intensas.
Estratégias de marketing, promoções conjuntas, melhoria nas condições de acesso aos consumidores, variedade de produtos e de formas de pagamento, atrativos culturais agregados ao ato de compra. Essas podem ser algumas ideias para que o Comércio de Rua, importantíssimo para a economia botucatuense, possa fazer frente às facilidades e confortos oferecidos pelo recém inaugurado empreendimento.

Enfim, diante do Shopping, o Comércio precisa mais que ampliação de horário!!!